DELÍCIAS SEM CULPA!

É suculento, é delicioso! feito da carne da perna do boi e muito tempero. Encontrado nas barracas das feiras e  tendas na beira das rodovias.

Chambarí

O passeio gastronômico no Tocantins vai te encher de prazer e de encanto. Já experimentou o chambari? E a paçoca de carne de sol de Arraias? O frango caipira com pequi? Não? Na próxima visita experimente nossas delicias !

A paçoca de carne de sol socada no pilão de madeira é muito saborosa e a comunidade de Arraias faz bem feito! Geralmente é encontrada em pequenos potes  e vendidas nas feiras!

Paçoca

Peixe típico dos lagos e rios do Tocantins muito apreciado pelo seu sabor! Os restaurantes servem ele frito ao óleo  e todo inteiro no leito de alface, tomate e farofa.

Tucunaré frito

O buriti é uma palmeira abundante no Tocantins. A polpa do seu fruto produz várias iguarias, dentre elas o saboroso doce de buriti.

Doce de Buriti

O peixe assado na folha de bananeira é um prato com origem na culinária indígena da região bastante apreciado no Tocantins.

Peixe na folha de bananeira

O pequi é abundante no cerrado tocantinense e presença obrigatória na cozinha local! Cozido sozinho ou casado com galinha caipira é muito delicioso!

Galinha com pequi

A mangaba é uma fruta típica do cerrado. Produz um delicioso sorvete que merece ser degustado.

Sorvete de Mangaba

Na região do bico do papagaio, o peixe feito com óleo de babaçu é presença obrigatória na mesa.

Peixe no leite de babaçú